Sorriso Gengival

A cirurgia ortognática é uma das soluções para o problema

 

O sorriso é uma das características mais marcantes na face e, também, é considerado como um cartão de visita para muitos. Ter os dentes alinhados, naturais e sem manchas é o desejo de homens e mulheres. No entanto, para algumas pessoas, isso está longe de acontecer por diversas questões. No texto de hoje, vou falar sobre um problema comum e de fácil solução que afeta as pessoas e compromete a autoestima de muitos: o sorriso gengival.

 

Entenda melhor:

O sorriso gengival é caracterizado pela exposição exagerada da gengiva, no qual promove desarmonia na estética e não oferece harmonia entre os dentes, gengiva e boca.

 

Causas:

Geralmente o problema está associado a causas de genética e excesso maxilar, mas também pode ser ocasionado por diversos outros fatores como problemas musculares, deformidades esqueléticas e, principalmente, disfunções relacionadas à gengiva. Ainda, há relação com lábio superior curto, hipertrofia gengival e coroa dos dentes menores.

 

Solução:

Para os casos mais intensos, quando o sorriso gengival está acima de 8 milímetros, a cirurgia ortognática é indicada para a remoção e reposicionamento do osso e deve ser feita por um especialista buco maxilo facial. Para casos menos crônicos, existem procedimentos mais simples como o uso de toxina botulínica (Botox) no músculo do lábio, “travando-o” e minimizando a exposição da gengiva.

 

Considerações finais:

Em todos os casos, é importante a avaliação de um especialista, de preferência o buco maxilo facial, que investiga além de questões estéticas, problemas relacionados à má oclusão dental e disfunções temporomandibulares (ATM). Se você se incomoda com o seu sorriso ou conhece alguém que fica desconfortável, procure o especialista para uma avaliação e esclareça suas dúvidas.

 

Sobre Marcelo Fardin: é Mestre em Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Cirurgião e Traumatologista Buco Maxilo Facial; e Estomatologista. Opera nos mais renomados hospitais de São Paulo e do Brasil. Atende no seu consultório particular em dois endereços: Rua Voluntários da Pátria, 2128, sala 11, Santana – SP – 11-2283-3865 / 11-2959-3554 / e Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 229 – Conj. 508, Itaim – SP – 11-3459-4135 / 11-3459-4136.

 

Texto:  Prof. Dr. Marcelo Fardin – CRO: 49423

Mestre em Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Cirurgião e Traumatologista Buco Maxilo Facial; e Estomatologista.

www.clinicafardin.com.br

Facebook e Instagram: @doutormarcelofardin

Clínica Fardin – www.clinicafardin.com.br

Rua Voluntários da Pátria, 2128 – Sala 11 – Santana – SP

Fones: 11-2283-3865 / 11-2959-3554

Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 229 – Conj. 508 – Itaim – SP –

Fones: 11-3459-4135 / 11-3459-4136