Estomatologia

A estomatologia é a ciência que trata de doenças bucais

A estomatologia é uma especialidade dentro da odontologia que trata de doenças bucais, das estruturas anexas que compõe a boca, assim como atua em ações preventivas para doenças sistêmicas que podem ser prejudiciais em tratamentos odontológicos. O profissional estomatologista é capacitado para identificar e tratar câncer bucal em estágio inicial, oferecendo suporte para minimizar os efeitos desconfortáveis de tratamentos com quimioterapia e radioterapia.

Entenda melhor:

A estomatologia é uma especialidade da odontologia que trata:

Doenças dos tecidos mineralizados e não mineralizados dos dentes;

Doenças dos tecidos de suporte e produção dos dentes;

Doenças dos lábios, língua, mucosa bucal e glândulas salivares;

Doenças dos ossos (maxila e mandíbula) e lesões bucais decorrentes de doenças sistêmicas.

São diversas estruturas que compõem a boca e as doenças que podem acometê-las são inúmeras. O profissional que atua em estomatologia está capacitado para detectar o câncer de boca em estágio inicial, bem como acompanhar pacientes em tratamentos oncológicos minimizando os efeitos adversos do tratamento radioterápico e quimioterápico.

Além disso, o estomatologista também diagnostica e trata doenças bucais de origens viral, bacteriana, fúngica, imunológica e, muitas vezes é capaz também de fazer o diagnóstico de doenças sistêmicas, doenças sexualmente transmissíveis e doenças dermatológicas que possuem manifestação bucal.

Portanto, agora que você já sabe que são inúmeras doenças que podem aparecer na boca, sorria para si mesmo e para a sua saúde! Observe sua boca diariamente no espelho e, se perceber algo diferente como ‘aftas’ que demoram a cicatrizar, feridas que não doem, bolinhas ou pontinhos vermelhos ou esbranquiçados, procure o Estomatologista mais próximo de você. Ele terá condições de te ajudar. Previna-se!

O Estomatologista é o profissional formado em Odontologia, especializado em Estomatologia. Esta especialidade foi aprovada, regulamentada, registrada e reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) do Brasil em 1992.

Sobre Marcelo Fardin: é Mestre em Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Cirurgião e Traumatologista Buco Maxilo Facial; e Estomatologista. Opera nos mais renomados hospitais de São Paulo e do Brasil. Atende no seu consultório particular em dois endereços: Rua Voluntários da Pátria, 2128, sala 11, Santana – SP – 11-2283-3865 / 11-2959-3554 / e Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 229 – Conj. 508, Itaim – SP – 11-3459-4135 / 11-3459-4136

Texto: Prof. Dr. Marcelo Fardin – CRO: 49423

Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves – MTB 48326