Estomatologia

06/05/2016

O dentista Especialista em estomatologia é um profissional que previne, diagnostica e trata as enfermidades relacionadas com a boca e todo aparelho estomatognático. O aparelho estomatognático é constituído pelos lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, tonsilas palatinas e faríngeas (amígdalas) e demais estruturas da orofaringe.

estomatologia

Dentre as lesões mais comuns estão as hiperplasias, as aftas, as lesões deherpes e dentre as mais graves encontram-se o carcinoma ou câncer oral. O câncer de boca é uma lesão grave que possui tratamento e cura, desde que seja diagnosticado precocemente.

Além disso, o Especialista nesta área pode diagnosticar outras doenças através das manifestações bucais, como por exemplo “língua lisa” na anemia ou diabetes, manchas arroxeadas ou avermelhadas, decorrentes muitas vezes da AIDS. Este profissional também trata as lesões decorrentes da quimio e/ou radioterapia, aplicada em pacientes em tratamento de vários tipos de câncer.

A estomatologia é uma especialidade da odontologia aprovada, regulamentada, registrada e reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia do Brasil em 1992.

Principais áreas de atuação dessa especialidade.

A estomatologia atua em 3 parâmetros principais que são a semiotécnica (técnicas de pesquisa dos sinais e sintomas de uma patologia oral), a propedêudica clínica (analisa os dados coletados pela semiotécnica e especifica o diagnóstico, presumindo o prognóstico e o tratamento) e a semigênese (estuda o mecanismo formador dos sinais e sintomas em detalhes).

Tipos de doenças tratadas pelo profissional.

  • doenças dos tecidos mineralizados e não mineralizados dos dentes
  • doenças dos tecidos de suporte e proteção dos dentes
  • doenças dos lábios, lingua, mucosa bucal e glândulas salivares
  • doenças dos ossos(maxila e mandíbula)
  • lesões bucais decorrentes de doenças sistêmicas