Cirurgia Ortognática

Você, provavelmente conhece alguém que tenha algum tipo de deformidade facial como, por exemplo, um sorriso gengival exacerbado, o queixo curto ou alongado demais, desarmonia facial com um lado diferente do outro e até mesmo um sorriso “torto”. Todos os exemplos citados podem ser tratados por meio da cirurgia ortognática após a avaliação do Buco Maxilo Facial. Estamos falando de um tratamento corretivo que visa corrigir problemas de maxila, mandíbula e distorções faciais. Vou explicar melhor.

A cirurgia ortognática oferece ao paciente um plano de tratamento visando a saúde e a estética facial, utilizando-se de métodos cirúrgicos avançados com o auxílio de trabalhos ortodônticos. Com isso, o paciente adquire bem-estar e qualidade de vida, além de melhorar a beleza da face.

Entenda mais:

O rosto é composto de três terços iguais que precisam estar alinhados para compor o formato facial e são conhecidos como: terço superior, que começa do cabelo até a altura das sobrancelhas; terço médio, das sobrancelhas até a base do nariz; e, por fim, o terço inferior, da base do nariz até a base do queixo. Se algum deles estiver fora do padrão ou desalinhado, por exemplo, podem comprometer a saúde e a funcionalidade da articulação têmpora-mandibular (ATM), responsável pelos movimentos mandibulares que nos permitem mastigar, nos comunicar e até mesmo expressar emoções faciais. Também, desencadear problemas na sustentação e ou distribuição dos dentes superiores, que possuem íntima relação com o nariz e olhos, além de promover deformidades na mandíbula, estrutura óssea inferior responsável pela sustentação dos dentes inferiores e a língua.

Quem deve fazer:

Muitos pacientes portadores de dores orofaciais associado ao mau posicionamento das estruturas ósseas necessitam de intervenção cirúrgica ortognática para obterem adequação da musculatura facial e redução da sobrecarga nas articulações têmpora-mandibulares. Em geral, são pessoas com deficiências associadas às dimensões da maxila, das quais comprometem a mordida e causam injúrias na articulação, desconforto mastigatório, comprometimento da articulação temporomandibular, sorriso “gengival”, sobreposição do osso mandibular inadequado, assim como pacientes com hipo e hiperdesenvolvimento maxilar com má acomodação dentária, oclusão inadequada, comprometimento articular, assimetria e estética facial insatisfatória.

Diagnóstico:

O diagnóstico se dá a partir da avaliação geral de saúde do paciente, solicitado pelo Buco Maxilo Facial, incluindo as queixas e desconfortos, expectativas e objetivos, quando chegam ao consultório do cirurgião. Depois, com todo o mapeamento e exames complementares, o especialista se reúne com a equipe ortodôntica assistente para definir o melhor plano de tratamento recorrendo aos mais modernos métodos de estudos de análises faciais com equipamentos em 3D, alta definição e com 99,9% de chances de acertar em cada passo – cirúrgico e pós-operatório.

A cirurgia:

A cirurgia ortognática garante a estabilidade funcional e padrões estéticos faciais adequados com o reposicionamento das bases ósseas, devolvendo o bem-estar e a saúde da face. Com o uso de recursos e tecnologia de ponta, os riscos da cirurgia são reduzidos consideravelmente, que associados à administração de medicamentos apropriados, promovem excelente cicatrização e minimização de dores.

Como proceder:

Se você se identifica com alguma característica citada acima e ou conhece alguém com tais sinais, o passo é procurar o Buco Maxilo Facial. Depois, seguir as orientações e procedimentos indicados por ele. Por se tratar de uma cirurgia de caráter corretivo funcional, os planos de saúde tendem a cobrir os gastos emitidos pelos hospitais, garantindo o direito do paciente em se tratar e ter melhores condições de saúde e vida.  

Texto:  Prof. Dr. Marcelo Fardin – CRO: 49423

Mestre em Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Cirurgião e Traumatologista Buco Maxilo Facial; e Estomatologista.

Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves – MTB 48326

Atendimento humanizado, com profissionais comprometidos com o seu bem-estar e qualidade de vida!

*Atuamos com convênios médicos e odontológicos (solicite informações)

Clínica Fardin, seu tratamento começa aqui!
Dr. Marcelo Fardin – Buco Maxilo Facial – www.clinicafardin.com.br
Rua Voluntários da Pátria, 2128 – Sala 11 – Santana – SP
Fones: 11-2283-3865 / 11-2959-3554