Bruxismo

Você já deve ter ouvido falar sobre Bruxismo, termo usado para definir o hábito de ranger ou apertar os dentes involuntariamente, muito comum de acontecer durante o período de sono (quando a pessoa dorme e não tem controle consciente sobre suas ações). Neste texto, vamos falar sobre o problema, possíveis causas, tratamentos e soluções.

O que é: é caracterizado pelo ranger e ou apertar dos dentes, sem um propósito funcional como, por exemplo, mastigar, e produz contrações rítmicas dos músculos da mandíbula, geralmente de maneira inconsciente durante a vigília ou sono.

Causas: diversos fatores podem desencadear o bruxismo, que vão de distúrbios fisiológicos, neurológicos e dentários. Também estão associados problemas psicológicos como estresse, ansiedade, raiva e frustração. Acometem crianças e adultos.

Identificação do distúrbio e sintomas: muito comum na infância, tende a desaparecer na adolescência, porém, é necessário acompanhamento médico e de um de Buco Maxilo Facial para solucionar o problema em qualquer faixa etária. Não se caracteriza como um transtorno perigoso, mas necessita de atenção para não evoluir pera outros prognósticos como problemas com a articulação temporomandibular (ATM), dores na face, dores de cabeça tensionais e ou danificação dos dentes (ficam achatados, fraturados, lascados e soltos). Outros sintomas como aumento da sensibilidade dentária, esmalte do dente desgastado e, ao ranger os dentes são muito comuns.

Diagnóstico e possíveis tratamentos:  o buco maxilo facial é um dos profissionais aptos para diagnosticar e tratar problemas de bruxismo, que pode, inclusive, indicar um tratamento eficaz por meio do uso de aparelhos e ou placas de proteção – com uso diurno e noturno. Ao menor sinal, seja em crianças ou adultos, procure o especialista buco maxilo facial para uma avaliação precisa e indicação de solução eficaz.

Texto:  Prof. Dr. Marcelo Fardin – CRO: 49423

Mestre em Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Cirurgião e Traumatologista Buco Maxilo Facial; e Estomatologista.

www.clinicafardin.com.br

Rua Voluntários da Pátria, 2128 – Sala 11 – Santana – SP – Fones: 11-2283-3865 / 11-2959-3554

Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 229 – Conj. 508 – Itaim – SP – Fones: 11-3459-4135 / 11-3459-4136

 

Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves – MTB 48326

11-4113-6820 / 11-98092-6021

carinacgoncalves@gmail.com